
Belgrado, 03 mar (Lusa) — A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, foi hoje interrompida durante o seu discurso no parlamento da Sérvia por deputados ultranacionalistas, que exibiram cartazes contra Bruxelas e entoaram cânticos pró-russos.
O discurso de 25 minutos de Mogherini, que hoje efetuou uma vista oficial a Belgrado e exortou o país a prosseguir o seu caminho no processo de integração europeia, foi interrompido por diversas vezes por deputados que gritavam “Sérvia, Rússia, não precisamos da UE”, enquanto outros, em silêncio, exibiam cartazes em sérvio e inglês com a frase “A Sérvia não confia em Bruxelas”.
O protesto mais ruidoso foi organizado pelos parlamentares do Partido Radical Sérvio (SRS, ultranacionalista) de Vojislav Seselj, que comandou o “boicote” desde a sua bancada, com constantes interrupções ao discurso da Alta representante para a política externa e de segurança, e vice-presidente da Comissão europeia. Já os deputados do Movimento Sérvio Dveri (direita conservadora) limitaram-se a exibir os cartazes.