
Coimbra, 20 jul 2021 (Lusa) — Cerca de 70 elementos policiais da PSP e GNR, trajando à civil, concentraram-se esta tarde, em Coimbra, numa vigÃlia silenciosa junto ao Comando Distrital da PSP, por um subsÃdio de risco “digno e justo”, disse um dos organizadores.
Os policias em vigÃlia junto à s instalações localizadas na avenida ElÃsio de Moura, defendem a atribuição à PSP e GNR de um subsÃdio de risco de 430,39 euros, idêntico ao dos profissionais da PolÃcia Judiciária (PJ) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), exibindo cartazes com mensagens diversas.
“Tratem os policias com dignidade”, “Exigimos respeito”, “Arriscamos a vida todos os dias” ou “Police Lives Mater” (A vida dos policias importa) — uma analogia com o movimento internacional “Black Lives Mater” — são algumas das mensagens exibidas por cada um dos manifestantes, concentrados ao longo de cerca de 100 metros.
Em declarações à Lusa, Cândido Almeida, que é delegado sindical na PSP mas recusou estar no protesto nessa condição, disse que este foi promovido “por cidadãos polÃcias”.
“Não queremos cá ligações polÃticas nem sindicais. É uma vigÃlia em defesa de um subsÃdio digno e justo, não é para vender produtos, as mensagens que queremos passar são as que cada um [dos participantes] tem consigo”, afirmou.
Quanto ao subsÃdio que defendem, reiterou que os profissionais da PSP e da GNR não são “nem mais nem menos” que os da PJ e SEF: “nem a nossa vida vale nem mais, nem menos”, argumentou.
Já sobre a proposta de 68 euros do Governo, Cândido Almeida frisou que “a proposta do MAI [Ministério da Administração Interna] para não lhe chamar humilhante, é não ter respeito pela vida dos polÃcias, que são agredidos todos os dias”.
O subsÃdio de risco é uma das principais e mais antiga reivindicação dos polÃcias e a atribuição deste suplemento está prevista no Orçamento do Estado deste ano, numa decisão dos partidos da oposição e não do Governo.
JLS (RSYT/FP) // JEF
Lusa/Fim



