Centenária Diplomada: Mulher recebe diploma de ensino secundário aos 100 anos

Foto: Grand Erie District School Board, X

Doris Young, centenária, teve de abandonar precocemente a Caledonia High School, devido a um problema de saúde e ao aumento de responsabilidades na exploração leiteira na quinta dos seus pais, perto de Tyneside, Ontário.

Para além disso, Young assumiu um cargo nos Correios do Canadá em 1973, no escritório de Mount Hope, antes de se reformar como chefe dos correios em 1987.

A 20 de maio de 2024, recebeu finalmente, com grande emoção, o seu diploma de ensino secundário numa pequena cerimónia realizada em frente à Escola Primária de River Heights, frequentada pelos seus bisnetos.

O diploma foi entregue com a presença de 50 amigos, familiares e membros do conselho escolar.

De acordo com Dave Smouter, diretor de comunicações do Conselho Escolar do Distrito de Grand Erie (GEDSB), a ideia partiu da filha de Young, Ruthanne Spence, antiga educadora do Conselho Escolar do Distrito de Hamilton-Wentworth. Para a ocasião, foi produzida uma réplica de um diploma de formatura dos anos 40 e confeccionado um boné e uma bata com as cores certas da antiga Caledonia High School –  tudo para tornar a entrega mais realista.

A centenária recebeu ainda outra distinção do Conselho Escolar do Distrito de Grand Erie, o prémio Aprender Liderar Inspirar.

“Este prémio é atribuído a estudantes, membros do pessoal e membros da comunidade que demonstrem um empenho verdadeiramente notável na comunidade educativa e que estejam em sintonia com a nossa visão de aprender, liderar e inspirar”, afirmou Smouter.

Apesar de animada por ter um novo diploma, a reformada Young, diz que não ter grandes planos e que a sua preocupação atual é manter-se o mais saudável possível e continuar a fazer o que puder para ajudar quem precisar.