Carney reúne-se com Trump antes da cimeira do G7 em Alberta

Foto: X Mark Carney

A cimeira de líderes do G7 em Alberta teve início a 15 de junho, com o arranque oficial das sessões de trabalho no dia seguinte. Um encontro de três dias, com encerramento a 17 de junho.

Antes de seguir para Alberta, o primeiro-ministro Mark Carney reuniu-se com o seu homólogo britânico em Ottawa. A visita de Keir Starmer ocorreu numa altura em que o Canadá procura reabrir as negociações comerciais com o Reino Unido, interrompidas no início de 2024.

Starmer destacou a colaboração entre os dois países em áreas como segurança, defesa, comércio e economia.

Antes do arranque oficial da cimeira a 16 de junho, Mark Carney teve outra reunião bilateral. Encontrou-se com Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), no âmbito das negociações sobre um novo acordo de comércio e segurança entre os dois países.

A cimeira arrancou num contexto de intensificação do conflito entre Israel e o Irão, tema central das conversações.

O início do encontro ficou ainda marcado pela intercessão de um avião civil que violou o espaço aéreo restrito sobre o local do G7 em Alberta e por manifestações à porta da autarquia de Calgary contra os comentários de anexação de Trump.

Centenas de pessoas, ativistas sindicalistas, jovens, indígenas, políticos e ambientalistas, protestaram em defesa da soberania canadiana.

A cimeira decorre em território das Primeiras Nações do Tratado 7, com Carney a agradecer a receção dos chefes indígenas e a sublinhar a importância da sua participação.