Carney regressa ao Canadá sem acordo com Trump

Foto: CityNews

O primeiro-ministro Mark Carney regressou a Ottawa esta quarta-feira, 8 de outubro, sem um acordo para suspender as tarifas dos Estados Unidos da América (EUA) sobre produtos canadianos.

Em Washington, ficou Dominic LeBlanc, ministro responsável pelo Comércio Canadá–EUA, para continuar a pressionar o executivo americano em prol da causa canadiana. O ministro afirmou ter existido um progresso nas negociações na Casa Branca e que os executivos vão continuar a trabalhar em possíveis acordos sobre o aço, o alumínio e a energia.

A 7 de outubro, decorreu a reunião de Carney com o Presidente americano Donald Trump, para discutir um possível acordo. Apesar de antes da reunião Trump ter referido que Carney iria sair “feliz” do encontro, o Presidente dos EUA não mostrou sinais de ceder em relação às tarifas, e nenhum acordo foi anunciado.

Já Carney defendeu que tanto ele como Trump reconhecem que há áreas em que os países podem competir, mas há também áreas em que podem ser mais fortes se estiverem juntos. Acrescentou que as negociações vão continuar.