Carney negocia nova parceria estratégica com México

Foto: X Mark Carney

O primeiro-ministro Mark Carney viajou para o México a 18 de setembro.

A visita de dois dias de Carney à Cidade do México ocorre num momento em que Ottawa procura aumentar o comércio com o México em resposta à guerra comercial dos Estados Unidos da América (EUA), e enquanto os dois países se preparam para a renegociação do acordo comercial continental que liga as três economias.

Esta segue-se a uma viagem ao México, em agosto, da ministra dos Negócios Estrangeiros, Anita Anand, e do ministro das Finanças, François-Philippe Champagne, para discussão de temas como crescimento económico, segurança e comércio.

Na ordem de trabalhos de Carney no México está a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a Presidente mexicana Claudia Sheinbaum. O acordo deverá abranger áreas como infraestruturas, comércio, saúde, agricultura, preparação para emergências e segurança, segundo o Governo canadiano.

Depois de uma reunião individual entre Carney e Sheinbaum a 18 de setembro, decorreu um almoço de trabalho com a presença de Anand, de Dominic LeBlanc, ministro do Comércio Canadá-EUA, e da secretária parlamentar de Carney, Rachel Bendayan.

A reunião serviu para discutir estratégias de trabalho conjunto entre Canadá e México no combate às drogas, armas de fogo e outras atividades de crime organizado.

Enquanto isso, Champagne afirmou a 17 de setembro, que “é triste” que os EUA “tenham virado as costas” ao Canadá ao iniciar a corrente guerra comercial. Os comentários de Champagne surgiram após Pete Hoekstra, embaixador dos EUA no Canadá, referir que Donald Trump procurava um acordo que fosse mais além do que a renegociação do atual pacto de livre comércio.