
O primeiro-ministro Mark Carney e o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, apontaram e sorriram um para o outro num jantar juntos na Coreia do Sul a 29 de outubro. Esta foi a primeira interação pessoal desde que Trump encerrou abruptamente as negociações comerciais na penúltima semana de outubro.
Carney e Trump faziam parte de um pequeno grupo de líderes mundiais convidados para um jantar oferecido pelo presidente sul-coreano Lee Jae-Myung.
O jantar ocorreu enquanto os líderes mundiais estavam reunidos em Gyeongju, na Coreia do Sul, para a cimeira do fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico na última semana de outubro.
Trump sublinhou repetidamente não ter planos de se reunir com Carney na cimeira.
Carney e Trump participaram na Cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático em Kuala Lumpur, na Malásia, no início da semana – mas não se viram nem falaram durante o evento.
Note-se que apesar dos esforços canadianos para desfazer a rutura nas negociações, incluindo o compromisso de Doug Ford de retirar a campanha publicitária que gerou novo conflito, após apelo de Carney, Trump não recuou na sua decisão até ao fecho desta peça.
Enquanto isso, Carney pretende continuar a promover o Canadá como um parceiro de confiança com agendamento de várias reuniões individuais com líderes da Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
