Caos no aeroporto: testes à Covid-19 podem causar problemas a viajantes

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

O plano do Canadá de exigir testes à Covid-19 para todos, exceto para quem vier dos EUA em voos internacionais, pode causar o caos e longas filas de espera se todos os passageiros forem testados em aeroportos. É o que diz o setor. Alguns viajantes já decidiram cancelar as viagens que tinham reservado.

O Canadá avançou na última terça-feira que vai exigir que as pessoas que chegam do estrangeiro por via aérea, exceto dos Estados Unidos, façam um teste à Covid-19, visando impedir a propagação da variante Ómicron.

A mudança anunciada acontece numa altura em que a temporada de viagens começa a funcionar. Os recursos do aeroporto são escassos para tanta gente e os turistas podem perder a paciência. A revelação é do Conselho Canadiano de Aeroportos.

Atualmente, apenas passageiros de voos internacionais selecionados aleatoriamente são testados em aeroportos por empresas privadas contratadas pelo Governo federal.

O anúncio da equipa de Justin Trudeau foi feito numa altura em que o setor de aviação do país, afetado pela pandemia, ansiava por uma temporada de festas de fim de ano mais forte.

Um porta-voz do maior aeroporto do Canadá, o Aeroporto Internacional Pearson de Toronto disse que “uma combinação de testes no local e fora do aeroporto deve ser considerada.”

Alguns viajantes decidiram cancelar as viagens e agora estão à procura dos reembolsos que possam vir a obter.