Cantorias e Desgarradas: Evento solidário serviu para angariar fundos para cabazes de Natal

O salão da Ukrainian Catholic Church of Holy Protection of the Mother of God, em Toronto, encheu-se no sábado, 18 de outubro, para uma noite de música em ambiente solidário. O evento Cantoria & Desgarrada reuniu a comunidade açoriana num jantar de angariação de fundos para os cabazes de Natal da associação Spreading Smiles – Helping Hands, que apoia famílias carenciadas e leva alegria a quem mais precisa.

O jovem Raul Picanço não parou um minuto, distribuindo pulseiras: “Estou a entregar pulseiras a dizer ‘um sorriso faz diferença’. A mensagem é que só um sorriso pode fazer diferença num dia”, disse o estudante ao Correio da Manhã Canadá (CMC).

Soraya Bernardes, fundadora da associação Spreading Smiles – Helping Hands, explicou ao CMC em que consistem os cabazes de Natal para os quais os presentes no evento contribuíram. Há três anos que Soraya distribui cabazes, mas este ano começou a fazê-lo através da associação, oficialmente criada em 2025.

“Fazemos cabazes de Natal, isto é, cestas básicas para as pessoas. Temos outras ideias para ir ajudando ao longo do ano, de forma mais benéfica para as famílias. No ano passado entregámos 18, e este ano queremos ultrapassar os 20”, revelou Soraya ao nosso jornal.

“O nosso objetivo é pôr um sorriso no rosto das pessoas e ajudar as famílias que mais precisam, com bens essenciais ou da forma que pudermos ajudar.”

“A nossa comunidade – sobretudo a terceirense, mas também muitas pessoas de São Miguel – apoiou-nos muito. Estou muito contente com o número de pessoas que aderiram à nossa festa, pela causa que é”, acrescentou Roberto Picanço, que também organizou o evento.

“Hoje há 11 eventos na cidade de Toronto e, mesmo assim, a nossa sala está cheia. Há pessoas que ainda estão a chegar por causa do trânsito. A lotação está esgotada; mesmo que alguma mesa pareça vazia, está paga. Está tudo cheio.”

O leilão foi bastante animado e não deixou ninguém parado. O evento contou ainda com a presença de vários artistas. Tiago Clara foi o primeiro a subir ao palco, seguido de Roberto Picanço, que fez a sua estreia.

“Vamos cantar um improviso, cantigas à moda dos Açores. A nossa comunidade está com saudades de ouvir isto”, disse o cantador Tiago Clara ao CMC.

Depois, a dupla Paulo Miranda e Samuel Borges proporcionou bons momentos de diversão com as tradicionais cantigas ao desafio.

“O desafio, como o nome indica, consiste em desafiar outros cantadores, mas o principal é mesmo agradar. Não vale a pena um cantador ficar muito ‘em cima’ e outro muito ‘em baixo’, e as pessoas não gostarem. O que importa é que a cantoria corra bem para os dois, porque, se correr bem para os dois, certamente o público vai gostar – e isso é o principal”, considerou o cantador Paulo Miranda.

“Venho da ilha Terceira, sou cantador ao improviso e hoje vamos ter uma noite de cantoria. A sala está cheia, está bonita, o ambiente está fantástico, portanto temos tudo para uma noite de sucesso”, complementou o cantador Samuel Borges.

A noite terminou ao som de Marly & Sérgio e do DJ. “Vamos ter música popular, música tradicional, italiana, rock, muitos risos, muitas gargalhadas e boa disposição”, disse a cantora Marly ao CMC.

“A escolha do repertório envolveu muitas semanas de trabalho em casa, com risos, gargalhadas e muito treino. Tivemos o cuidado de escolher as músicas certas para esta festa e espero que toda a gente goste e que consigamos dar o melhor do nosso espetáculo esta noite”, acrescentou Sérgio.