Canadá vive maior vaga de reformas da história até 2030

Foto: Pixabay

O Canadá enfrenta a maior vaga de reformas de sempre. Um novo relatório do Royal Bank of Canada (RBC) revela que todos os ‘baby boomers’ vão chegar aos 65 anos até 2030.

Esta vaga de aposentações começou em 2011. Em 2024, dois terços já tinham atingido a idade da reforma. Os restantes devem lá chegar até ao fim da década.

O RBC prevê uma queda de 2% na taxa de participação laboral entre 2024 e 2030. A imigração não basta para contrariar a tendência. Recorde-se que o Governo federal baixou as metas de recém-chegados. O crescimento populacional pode aproximar-se de zero em 2026 e 2027.

Setores expostos já registaram mais saídas por reforma: serviços empresariais e de apoio, comércio por grosso, indústria de bens não duradouros e agricultura.

Províncias com população mais envelhecida, como British Columbia (B.C.), Quebec e as do Atlântico, devem ser as mais afetadas. A pressão sobre a saúde e serviços sociais deve aumentar.

Em paralelo, a fertilidade caiu para mínimos. Em 2024, o Canadá registou 1,25 filhos por mulher, segundo a Statistics Canada. Menos nascimentos e mais reformas apertam o mercado de trabalho.