Canadá tem apenas seis anos para reduzir emissões, avisa relatório

Foto: Pexels

O organismo de vigilância ambiental do Canadá emitiu um novo alerta, avisando que o país tem apenas seis anos para reduzir a maior parte das suas emissões e atingir os seus objetivos climáticos.

O relatório do comissário canadiano para o ambiente e o desenvolvimento sustentável, divulgado a 7 de novembro, analisou 20 medidas climáticas que o Governo federal implementou e reconheceu que estão a ser feitos progressos em determinadas áreas, mas afirmou que é necessário avançar mais rapidamente para que o Canadá consiga atingir o seu objetivo climático para 2030.

O relatório indicou que, desde 2005, as emissões do Canadá diminuíram 7,1%, mas o país ainda está muito longe de atingir a redução de pelo menos 40% exigida até 2030. Ou seja, o Canadá atingiu menos de 20% do objetivo que estabeleceu.

A auditoria efetuada salientou que cerca de metade das medidas implementadas pelo Governo, como os regulamentos relativos ao metano do petróleo e do gás, estão na direção certa.

No entanto, a maior parte das medidas enfrenta obstáculos significativos à sua implementação, sendo assinalado o atraso na implementação do limite de poluição do petróleo e do gás, anunciado a 4 de novembro em Ottawa, três anos depois de ter sido anunciado pela primeira vez.

A regulamentação final só deverá ser adotada no final da primavera do próximo ano.