
Onze pessoas foram hospitalizadas e quase 80 casos de salmonela foram relatados após um surto de infeções relacionadas a certas marcas de pistácio e produtos que contêm pistácio.
Dezenas de alertas de recolha foram emitidos pela Agência Canadiana de Inspeção Alimentar nos últimos dois meses para várias marcas de produtos de pistácio, desde nozes a granel até sobremesas populares como baklava e chocolate Dubai.
A Agência de Saúde Pública do Canadá afirmou que a maioria dos casos ocorreu em Quebec, onde 55 pessoas adoeceram, seguidas por 17 em Ontário, cinco na British Columbia (B.C.), uma em New Brunswick e outra em Manitoba.
A contagem mais recente de casos de salmonela relacionados com pistácios marca um aumento de 27 casos e duas hospitalizações desde o início de agosto, com a maioria das pessoas a adoecer entre o início de março e meados de agosto.
A lista de produtos que foram recolhidos inclui pistácios das marcas Habibi, Al Mokhtar Food Centre, Dubai, Andalos, Délifruits, Chocofolie e Nutrifresh distribuídos em Ontário, Quebec e também vendidos pela internet.
De acordo com o aviso, quase 80% das pessoas que adoeceram são mulheres.