Canadá reforça aposta em exportações internacionais

Foto: X Mark Carney

A 22 de outubro, o primeiro-ministro Mark Carney fez promessas de que o orçamento do outono vai estimular níveis inéditos de investimentos do setor privado. Ao mesmo tempo, alertou que sacrifícios estão por vir.

O primeiro-ministro disse que a estratégia fiscal do seu Governo é estimular investimentos “sem precedentes” no Canadá nos próximos cinco anos. Acrescentou que Ottawa tem “capacidade fiscal para agir de forma decisiva”.

Na antevisão  do orçamento, a ser apresentado oficialmente no dia 4 de novembro, o primeiro-ministro alertou que o Canadá não pode continuar a depender excessivamente dos Estados Unidos da América (EUA) como parceiro comercial, depois de o Presidente Donald Trump ter iniciados a imposição de tarifas em níveis nunca vistos desde a Grande Depressão. Carney alertou que a relação bilateral “nunca mais será a mesma”.

Carney acrescentou que está a estabelecer uma meta “ambiciosa” de duplicar as exportações do Canadá para países que não sejam os EUA na próxima década, a fim de gerar 300 mil milhões de dólares a mais em comércio. O primeiro-ministro justifica a medida com a necessidade de agir agora e não esperar que as tensões provocadas pelas tarifas aumentem.

Carney afirmou ainda que serão introduzidas restrições às despesas, uma estratégia de competitividade climática, um novo plano de imigração, uma estratégia internacional de atração de talentos e que uma grande onda de construção está a ser iniciada.