
A greve dos trabalhadores do Canada Post está a ocorrer na pior altura para as instituições de solidariedade canadianas, uma vez que várias campanhas importantes de angariação de fundos estão a ser suspensas.
Cerca de 55 mil empregados representados pelo Sindicato Canadiano dos Trabalhadores dos Correios abandonaram o trabalho a 15 de novembro, encerrando as operações e interrompendo as entregas no início da movimentada época festiva.
A Scott Mission, que fornece 64 mil refeições, 6 mil sacos de mercearias e brinquedos de Natal para crianças, é uma das muitas instituições de solidariedade que dependem de donativos para ajudar milhares de pessoas e famílias necessitadas. A organização afirmou que a interrupção está a pôr em risco os donativos essenciais para o sucesso da sua campanha, uma vez que 70% dos donativos que recebe são feitos via correio tradicional.
A Toronto Humane Society (THS) também manifestou preocupação com o facto de a greve poder comprometer a sua capacidade de contactar os doadores, referindo que uma grande parte dos seus apoiantes prefere enviar donativos pelo correio.
Perante a incerteza sobre o fim da greve, presidentes e diretores de instituições dependentes de donativos alertaram os doadores para o aumento de tentativas de fraude relacionadas com apelos a donativos, uma vez que a situação atual é propícia a que burlões procurem tirar proveito.
Sem um fim à vista para a greve, o diretor executivo Phil Nichols pediu aos doadores que se preparem para receber telefonemas e e-mails nesta época de donativos, alertando para o facto de burlões estarem também a tirar partido das mudanças nas comunicações.
As associações de solidariedade acrescentam ainda que os doadores que habitualmente utilizam o correio tradicional devem, sempre que possível, optar por doações diretas nos escritórios das entidades, como medida de segurança.
