
A Igreja Católica já tem um novo líder mundial. Após as demoradas votações de dia 7 de maio, com a nomeação do novo Papa adiada para dia 8 de maio, Robert Prevost foi nomeado o novo líder da Igreja.
Nascido nos Estados Unidos da América (EUA), Prevost com 69 anos de idade, é o primeiro papa americano em mais de dois mil anos de história da Igreja Católica. Prevost adota o nome de Leão XIV.
A escolha do novo Papa não foi aguardada apenas no Vaticano. Um pouco por todo o mundo, milhões de pessoas assistiram às reportagens em direto do Vaticano enquanto aguardavam o fumo branco e o aparecimento do novo Papa.
No Canadá, várias autoridades manifestaram quase de imediato as suas reações.
A Arquidiocese de Toronto partilhou de imediato nas redes sociais o momento do anúncio e do aparecimento do Papa na varanda da Basílica de São Pedro, referindo ser um momento de alegria para os fiéis da igreja.
A Diocese Anglicana de Montreal também anunciou aos seus fiéis o novo Papa nas redes sociais, com referência ao título de primeiro Papa americano.
Entre os líderes políticos, Doug Ford, premier de Ontário teve reação imediata, afirmando que a eleição do Papa Leão XIV é um momento memorável em todo o mundo, incluindo para os ontarianos. Ford acrescentou que espera que o novo Papa possa dar continuidade ao legado de serviço e humildade inspirador para as gerações futuras.