Canadá e Índia traçam novo rumo para as relações bilaterais

Foto: Anita Anand/Facebook

A Índia e o Canadá concordaram esta segunda-feira, dia 13, em traçar um novo roteiro para as relações entre os dois países. O entendimento foi alcançado em Nova Deli, após encontros entre a ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Anita Anand, com o seu homólogo indiano, Subrahmanyam Jaishankar, e o primeiro-ministro Narendra Modi.

Durante a visita, Modi afirmou que o encontro vai ajudar a “dar um novo impulso” à parceria entre os dois países.

As duas nações querem ultrapassar quase dois anos de tensão diplomática, marcados pelas acusações do antigo primeiro-ministro Justin Trudeau de que Nova Deli estaria envolvida no assassínio do ativista sikh canadiano Hardeep Singh Nijjar. A Índia negou qualquer envolvimento e acusou o Canadá de tolerar grupos separatistas.

Segundo um comunicado conjunto, o novo plano prevê cooperação em áreas como minerais críticos, comércio e cadeias de valor agrícolas. O objetivo é reforçar os laços económicos e reduzir as vulnerabilidades num contexto global incerto.

Durante a visita, a Índia concordou em readmitir todo o corpo diplomático canadiano, dois anos depois de ter obrigado Ottawa a reduzir a sua presença no país. Anita Anand disse que o regresso completo dos diplomatas é um passo essencial para restabelecer a confiança e poderá determinar o ritmo da retoma das negociações comerciais.