
O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, disse a 21 de outubro que, se o Canadá se juntar à sua parceria com a Noruega no setor de submarinos, os três países poderão partilhar recursos e peças de estaleiros.
Os ministros da Defesa da Alemanha e da Noruega – nações parceiras na compra dos primeiros submarinos 212CD da ThyssenKrupp Marine Systems – estiveram em Ottawa esta semana numa ofensiva de charme para promover as embarcações, à medida que a licitação do contrato de submarinos do Canadá se intensifica.
Os ministros da Defesa da Alemanha e da Noruega reuniram-se com vários ministros do Governo canadiano, incluindo a ministra da Indústria, Mélanie Joly, o ministro da Defesa, David McGuinty, o ministro dos Recursos Naturais, Tim Hodgson e ainda com o secretário de Estado responsável pelas aquisições de Defesa, Stephen Fuhr.
Pistorius destacou os benefícios de uma aliança cooperativa de submarinos ao fazer a sua campanha de vendas em Ottawa em apoio à ThyssenKrupp Marine, a empresa alemã que está a concorrer ao lucrativo contrato de submarinos do Canadá.
Acrescentou que, embora a concorrência possa fazer uma oferta mais barata, a proposta alemã inclui uma “parceria confiável para as próximas décadas no que diz respeito à cooperação no Atlântico Norte”.
A sua visita ocorreu poucos dias antes da viagem planeada do primeiro-ministro Mark Carney à Ásia, onde se espera que visite o estaleiro sul-coreano operado pela concorrente Hanwha.
