Canadá avança com projetos para reduzir dependência dos EUA

Foto: Pexels

O primeiro-ministro Mark Carney reuniu-se com deputados liberais em Edmonton a 10 de setembro. Na ocasião, Carney afirmou que dia 11 de setembro será data de início de novos desenvolvimentos nos primeiros grandes projetos industriais previstos nos planos do Governo para reduzir a dependência económica dos Estados Unidos da América (EUA).

O primeiro-ministro acrescentou que os projetos estão alinhados com os interesses dos povos indígenas e com os objetivos climáticos do Canadá.

Carney referiu também que está previsto para meados de setembro o lançamento da nova estratégia nacional de construção de habitações.

Enquanto isso, em Ontário, o ministro provincial dos Assuntos Indígenas, Greg Rickford, afirmou que a província está a investir quase 62 milhões de dólares em Geraldton, Ontário. O investimento visa reconstruir vários segmentos da estrada existente que servirão como o início da futura estrada para a região do Anel de Fogo rica em minerais.

O Anel de Fogo está na mira dos diferentes níveis de governo, com o premier de Ontário, Doug Ford, e o primeiro-ministro a quererem explorar a região como parte da resposta do país à guerra comercial em curso com os EUA.