Canadá aumenta exigências para trazer familiares do estrangeiro

Foto: Pexels

O Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) atualizou os requisitos mínimos de rendimento necessários para patrocinar pais ou avós para residência permanente em 2025.

Os cidadãos canadianos e residentes permanentes que desejam patrocinar parentes no âmbito do Programa de Pais e Avós (‘Parents and Grandparents Program’ – PGP) devem ter ganho um mínimo de 47.549 dólares em 2024. Um aumento de um mínimo de três mil dólares em comparação com o ano anterior.

No entanto, é importante ter em conta que para patrocinar os pais ou avós através do programa, é necessário cumprir o requisito de rendimento para três anos fiscais anteriores à data da candidatura.

Para além disso, o montante de rendimentos necessário varia consoante a dimensão da família, podendo alcançar o valor máximo de 101.075 dólares de rendimentos em 2024.

Na dimensão da família, devem ser tidas em conta todas as pessoas pelas quais o requerente é financeiramente responsável – não apenas as pessoas que vêm para o Canadá. Isto inclui o  próprio candidato, cônjuge ou parceiro de direito comum, filhos a cargo e as pessoas que pretende apadrinhar.

Estas alterações foram comunicadas poucas semanas depois de o Governo federal ter anunciado o envio de convites a potenciais patrocinadores do programa a partir de 28 de julho de 2025.