
Havana, 28 jun 2022 (Lusa) — O campeão olÃmpico e tricampeão mundial de boxe Andy Cruz foi surpreendido numa tentativa de saÃda de Cuba, que as autoridades classificam de “ilegal”, com a federação (FCB) a lamentar este ato de “grave indisciplina”.
A Federação Cubana de Boxe (FCB) foi “notificada sobre a participação do atleta Andy Cruz Gómez na tentativa de deixar o paÃs ilegalmente”, explicou a entidade em comunicado através do portal JIT, do Instituto Cubano de Desportos, sem especificar, no entanto, detalhes da fuga frustrada ou da situação atual do pugilista.
O organismo indica que a ação do campeão olÃmpico em Tóquio2020 de pesos ligeiros personifica uma “grave indisciplina face aos regulamentos” do boxe do paÃs, pelo que a atiutde do atleta de 26 anos será “analisada” e sujeita à disciplina das autoridades.
De acordo com o regulamento, Andy Cruz, considerado por especialistas como o melhor boxeador cubano da atualidade, incorre em suspensão — temporária ou definitiva — da seleção de boxe, a modalidade estrela do desporto cubano, com 80 tÃtulos mundiais e 41 olÃmpicos.
A FCB refere que o atleta não participou nos treinos do campeonato nacional, nem se deslocou ao evento, tendo revelado “evidente desmotivação”, facto que o afastou inclusivamente da estreia da seleção em circuitos profissionais, em Aguascalientes, México.
“Estou tão animado para ser profissional. Estou à espera disso há muito tempo. Tenho 26 anos, o que alguns consideram velho demais para fazer a minha estreia profissional. Estou pronto para isso. Vou provar que sou o melhor. Quero lutar com os melhores”, escreveu o atleta, em 21 de junho, na rede social Twitter.
A tentativa de fuga do pugilista verifica-se num momento em que Cuba vive uma profunda crise económica e social, motivada pela covid-19 e pelo bloqueio, de décadas, dos Estados Unidos, que tem motivado uma onda migratória Ãmpar.
Nos últimos meses, o lutador Ismael Borrero, campeão olÃmpico no Rio2016, e o canoÃsta Fernando Dayán Jorge, medalha de ouro em Tóquio2020, fugiram do paÃs.
Jordan Diaz, a maior promessa do triplo salto cubano, trocou o paÃs por Espanha, em processo semelhante ao de Pedro Pablo Pichardo, que se tornou português, garantindo ao paÃs a única medalha de ouro em Tóquio2020.
RBA // VR
Lusa/Fim



