Cabo Verde estuda gestão de trilhos para consolidar turismo de caminhadas

Praia, 19 nov 2025 (Lusa) — O Governo cabo-verdiano quer criar um sistema que organize os trilhos nacionais com base num modelo de governação para reforçar o turismo de natureza, com mais qualidade e valorizando os percursos pedestres, anunciou hoje.

“Estamos a propor um modelo de governação para consolidar a oferta de turismo de natureza, de qualidade e de valorização” das grandes caminhadas em trilhos, caso da ilha de Santo Antão, que acolhe hoje uma sessão de apresentação da proposta, afirmou a administradora executiva do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), Dilma Gomes, citada pela Rádio de Cabo Verde (RCV).

“A partir do momento em que tivermos uma estrutura organizada, que coordene e que faça toda a articulação com os operadores e com as câmaras municipais, acreditamos que teremos um produto com muito mais qualidade”, referiu.

A responsável considerou que, com uma entidade de gestão e governação, o país será capaz de “desenvolver um modelo que dê resposta e que pode até aliviar a pressão que as câmaras municipais começam a sentir com o aumento do turismo na ilha de Santo Antão”.

“Se houver disponibilidade financeira, por exemplo, do fundo do turismo e de outras entidades, ou mesmo através da definição de uma taxa de turismo sustentável, teremos mais condições para garantir a segurança e reforçar os meios de proteção civil em caso de acidentes”, acrescentou.

O ITCV apresenta hoje, em Santo Antão, o Sistema de Governação dos Percursos Pedestres de Cabo Verde. 

A iniciativa enquadra-se na estratégia do Governo de tentar promover o turismo resiliente e a economia azul, visando reforçar a gestão integrada, sustentável e coordenada da rede nacional de trilhos, com enfoque especial em Santo Antão — a ilha de referência do turismo de natureza no país.

O encontro tem como objetivos apresentar o estudo do modelo de governação dos trilhos de Cabo Verde, discutir com municípios, instituições públicas, parceiros e sociedade civil as estruturas de gestão, financiamento e coordenação técnica do sistema, e recolher contributos para o desenho final do modelo a concretizar.

O turismo tem registado um crescimento anual sustentado em Cabo Verde, graças à abertura de novas rotas aéreas por parte de companhias europeias.

O arquipélago bateu novo recorde em 2024 ao receber cerca de 1,2 milhões de hóspedes.

RS // JMC

Lusa/Fim