
Bruxelas, 04 jul 2023 (Lusa) — A presidente da Comissão Europeia felicitou hoje o secretário-geral da NATO pela extensão, por mais um ano, do seu mandato e considerou que em “tempos extraordinários” a manutenção de Jens Stoltenberg é uma “excelente notÃcia”.
“Querido Jens Stoltenberg, parabéns pela extensão do teu mandato enquanto secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântica Norte (NATO)”, escreveu Ursula von der Leyen na rede social Twitter.
A presidente da Comissão acrescentou que “nestes tempos extraordinários, é uma excelente notÃcia a Aliança Atlântica poder continuar a beneficiar da experiência e capacidade de liderança” do polÃtico norueguês de 64 anos.
Também o primeiro-ministro de Espanha, paÃs que assume atualmente a presidência semestral do Conselho da UE, abordou a recondução de Jens Stoltenberg, avaliando o polÃtico norueguês como alguém muito generoso e muito empenhado na NATO.
Perante o atual tempo de guerra, Pedro Sánchez afirmou ainda que é fundamental não mudar a liderança da Aliança, bem como consolidar a posição polÃtica dos aliados.
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou hoje a extensão do seu mandato até 01 de outubro de 2024, na sequência de uma decisão concertada entre os 31 Estados-membros da Aliança Atlântica.
“Estou honrado pela decisão dos aliados da NATO de prolongarem o meu mandato como secretário-geral até 01 de outubro de 2024”, escreveu Jens Stoltenberg na rede social Twitter.
O secretário-geral da NATO acrescentou que “a ligação transatlântica entre a Europa e a América do Norte tem assegurado a liberdade e segurança durante quase 75 anos”.
“Num mundo ainda mais perigoso, a nossa aliança é mais importante do que nunca”, concluiu.
AFE/ANE // SCA
Lusa/Fim



