
Bruxelas, 20 jul (Lusa) — Os chefes negociadores da União Europeia e do Reino Unido para o ‘Brexit’ manifestaram-se hoje satisfeitos com os progressos feitos esta semana na segunda ronda de negociações, mas Bruxelas considera “indispensável” mais clarificações sobre as posições de Londres.
Numa conferência de imprensa no final da segunda ronda de negociações, que decorreu ao longo desta semana em Bruxelas, Michel Barnier e o secretário de Estado britânico David Davis concordaram que foram feitos progressos na identificação dos “pontos de convergência e de divergência”, mas ainda assim o negociador-chefe da UE quer mais “clarificações” na próxima ronda negocial.
“A primeira ronda, em junho, foi a da organização; esta semana foi o momento da apresentação; a terceira (ronda) deve ser a da clarificação. E nós precisamos dessa clarificação”, disse Barnier, apontado em particular os temas da chamada ‘fatura’ financeira que o Reino Unido deve pagar por sair da União e a questão (prioritária do ponto de vista da UE) dos direitos dos cidadãos europeus, além das matérias ligadas com a Irlanda.
