Brent sobe 0,77%, mas mercado acredita na retoma de conversações de paz

Madrid, 10 jul 2026 (Lusa) – O preço do barril de Brent para entrega em setembro estava hoje ao princípio da tarde a subir 0,77% para 76,90 dólares, mas o mercado acredita que Washington e Teerão retomarão as conversações de paz.

Às 13:00 em Lisboa, o Brent cotava-se em alta, embora na sessão de hoje tenha oscilado entre o mínimo de 75,36 dólares e o máximo de 77,11 dólares, perante as renovadas tensões entre os Estados Unidos e o Irão.

O petróleo fechou na véspera com uma queda de 2,20%, depois de ter disparado na quarta-feira mais de 5%, devido à última escalada de ataques entre os EUA e o Irão no Médio Oriente.

Embora o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha dado por encerrada a trégua com o Irão depois de realizar uma nova série de ataques contra o país, o mercado confia que Washington e Teerão retomarão as conversações de paz.

Hoje soube-se que a retirada gradual das tropas israelitas nas denominadas “zonas piloto” do Líbano começará nos próximos dias, segundo os Estados Unidos, mediador entre os dois países.

Um alto funcionário da Administração dos Estados Unidos assegurou que já começou a fase de implementação do acordo-quadro do cessar-fogo entre Israel e o Líbano assinado no passado dia 26 de junho em Washington.

MC // JNM

Lusa/Fim