
BrasÃlia, 15 jul 2025 (Lusa) – A polÃcia federal brasileira lançou hoje uma operação para investigar um grupo que detinha um esquema de tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual na Europa, anunciaram as autoridades.
De acordo com o comunicado da polÃcia federal brasileira, foram oficializados quatro mandados de busca e apreensão no Distrito Federal (BrasÃlia) e em São Paulo e um mandado de prisão preventiva para se procurarem provas “sobre a estrutura e o funcionamento do grupo responsável pelo aliciamento e envio das vÃtimas ao exterior”.
Também foi declarada a apreensão de 6,6 milhões de reais (cerca de um milhão de euros) em dinheiro e bens e a retirada de quatro passaportes para impedir que os suspeitos deixem o paÃs.
Segundo a polÃcia brasileira, as investigações a este crime começaram em maio de 2024 e indicam que este grupo “aliciava mulheres brasileiras, especialmente com perfil de modelos”, através das redes sociais e aplicações de mensagens.
“As vÃtimas eram atraÃdas com promessas de altos ganhos, passagens e hospedagem, mas, ao chegarem ao exterior, eram submetidas a condições degradantes, jornadas exaustivas, ameaças, retenção de documentos, exploração financeira e violência fÃsica e psicológica”, frisaram as autoridades.
O inquérito policial foi feito com base em elementos obtidos durante as diligências e com a colaboração de uma das vÃtimas, que relatou detalhes sobre a atividade da rede criminosa após regressar ao Brasil, segundo a nota de imprensa.
“A investigação também identificou a participação de pessoas no território nacional, especialmente no Distrito Federal [BrasÃlia], que auxiliavam no recrutamento e agenciamento das vÃtimas, inclusive organizando atendimentos realizados na Europa”, acrescentaram.
Os suspeitos já identificados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e tráfico de pessoas, sendo que o processo de investigação continua em curso.
Â
NYCÂ // MLL
Lusa/Fim



