
Frankfurt, Alemanha, 19 dez 2025 (Lusa) – O Banco Central Europeu (BCE) quer que os bancos da zona euro verifiquem agora se podem aceder às suas operações de refinanciamento para que quando precisarem de liquidez urgentemente e de as usar não tenham problemas.
O BCE informou hoje num comunicado que “o excesso de liquidez ainda é significativo”, mas a liquidez do banco central de que os bancos dispõem na zona euro diminuiu desde o pico atingido no final de 2022.
Da mesma forma, o BCE prevê que a liquidez diminua de maneira mais gradual à medida que normaliza o seu balanço.
Agora que ainda há bastante liquidez no sistema financeiro, os bancos não recorrem tanto às operações de refinanciamento do BCE para obter a liquidez de que necessitam.
Mas à medida que essa liquidez for sendo retirada, os bancos terão que usá-la e ela acabará por se tornar uma parte fundamental da sua gestão de liquidez.
Por isso, o BCE considera necessário que os bancos estejam preparados para a diminuição gradual da liquidez e convida-os a aceder a partir de 2026, de forma voluntária, às operações de refinanciamento, pelo menos, uma vez por ano, com um montante que eles decidam e em troca de garantias.
Essas operações são fundamentalmente o leilão semanal, que é a principal operação de refinanciamento, e as operações com vencimento a três meses.
MC // MSF
Lusa/Fim
