
Um novo relatório, divulgado pela Federação Canadiana de Empresas Independentes (CFIB), afirmou que as barreiras comerciais interprovinciais continuam a ser um sério obstáculo às vendas de álcool entre as províncias do Canadá, especialmente para cervejarias artesanais, destilarias e produtores de vinho.
Os novos dados surgem após os governos federal e provinciais terem afirmado que a redução das barreiras comerciais interprovinciais é uma das principais formas de o Canadá combater as tarifas dos Estados Unidos da América (EUA).
No verão, o premier Doug Ford assinou memorandos de entendimento com várias províncias, com o objetivo de reduzir essas barreiras.
A 10 de novembro, o primeiro-ministro Mark Carney destacou o facto de o Governo ter aumentado as vendas de vinho ao eliminar as barreiras comerciais internas.
No entanto, o relatório afirmou que esses esforços ainda não eliminaram suficientemente os obstáculos ao comércio interno no que diz respeito ao álcool, sublinhando que o cenário da venda de bebidas alcoólicas no Canadá permanece “altamente fragmentado”.
Cada província e território mantém os seus próprios marcos regulatórios, requisitos de licenciamento, estruturas de margem de lucro e sistemas de distribuição, segundo o relatório.
