
Cônsul Ênio Cordeiro elogia integração da comunidade e destaca respeito pela democracia
Num ato simbólico e carregado de emoção, realizou-se na sexta-feira, dia 5 de setembro, no Queen’s Park, em Toronto, o tradicional içar da bandeira do Brasil.
O cônsul do Brasil em Toronto, o embaixador Ênio Cordeiro, deu início à 15.ª edição do evento, elogiando a integração da comunidade brasileira no Canadá.
“São brasileiros unidos, solidários e criativos”, referiu, durante a sua intervenção. “A cada dia eu descubro novos empreendedores, novos artistas, novos pesquisadores, todos perfeitamente integrados na comunidade local e exemplos acabados da criatividade, da capacidade de adaptação e superação que caracterizam o nosso povo.”
O Conselho Brasileiro de Cidadania de Ontário (CONCID), organizador do encontro, destacou que o içar da bandeira em Toronto reafirma os laços da comunidade brasileira no Canadá com a pátria.
“Há 15 anos que cumprimos esta tradição do hasteamento da bandeira aqui no Queen’s Park, em Toronto”, contou Anne Mourão, representante do CONCID, ao Correio da Manhã Canadá (CMC).
“Eu acho que a cada ano vêm mais pessoas. É muito bom ver a nossa comunidade unida aqui no Canadá e a representar o nosso país.”
Por fim, o cônsul proferiu um discurso sobre a importância de preservar a democracia, reconhecendo os resultados das eleições.
“Confiamos na solidez de nossas instituições democráticas e na soberania das suas decisões. O resultado legítimo das urnas deve ser respeitado por todos com civismo, sem lugar a conformismos, sem tentativas inaceitáveis de rutura do Estado de Direito”, concluiu Ênio Cordeiro.
O evento terminou ao som de chorinho, um estilo de música popular instrumental brasileira que surgiu no Rio de Janeiro no final do século 19.