Banco do Canadá desce taxa de juro para 2,25%

Foto: X Bank of Canada

O Banco do Canadá reduziu a sua taxa de juro principal em um quarto de ponto a 29 de outubro, afirmando alguma satisfação com o nível atual da taxa de política monetária, apesar das incertezas comerciais nos Estados Unidos da América (EUA).

A taxa principal do banco central ficou em 2,25%, após um segundo corte consecutivo, desde setembro.

O governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, sublinhou que a equipa de análise considera que a política está “praticamente no nível certo” para manter a inflação próxima da meta de 2% do banco, ao mesmo tempo que apoia a economia durante as perturbações causadas pelas tarifas, desde que a economia evolua de acordo com as suas expetativas.

O Banco do Canadá voltou ainda a publicar uma previsão central para a economia e a inflação no anúncio desta quarta-feira, dia 29. A entidade tinha abandonado esta prática em janeiro, quando as tarifas obscureceram as suas perspetivas.

Após a contração da economia em resposta a uma queda acentuada nas exportações no segundo trimestre, o banco prevê agora um crescimento anualizado modesto do PIB de 0,5% neste trimestre e de 1% no quarto trimestre.