Aviação: Companhia aérea islandesa ‘low-cost’ encerra operações no Canadá

Foto: Facebook PLAY

A transportadora islandesa ‘low-cost’ Play Airlines informou que deixará de voar no Canadá e cessará as suas operações a partir de 22 de abril de 2025. No entanto, embora a companhia aérea vá cessar as suas operações no Canadá, deverá continuar os seus voos entre a Europa e a Islândia.

A Play Airlines é uma companhia aérea económica que voa para a Europa com uma paragem em Reiquiavique, na Islândia. A companhia tem disponibilizado as tarifas mais baixas da categoria, mas, com o aumento dos custos dos aviões, combustível e pessoal, a companhia aérea vai suspender as suas viagens de e para o Canadá.

Para além do aumento de custos, a inflação e a concorrência de outras companhias são fatores que dificultam a continuidade das operações da Play Airlines, mas também de outras companhias similares.

No ano passado, a Lynx Airlines apresentou um pedido de proteção de credores e, em 2023, a WestJet integrou a Swoop Airlines nas suas operações regulares.

Há ainda uma longa lista de companhias aéreas ‘low-cost’ que tentaram e não conseguiram operar no Canadá. Embora as tarifas ultra-baixas pareçam ser atrativas para os passageiros, os seus modelos de negócio são difíceis de manter para as companhias aéreas.

A companhia aérea não forneceu, até ao fecho desta peça, qualquer indicação para os passageiros que já compraram voos com a Play Airlines, referindo apenas que serão notificados sobre os procedimentos seguintes.