Autoridades dos EUA eliminam risco de explosão de tanque químico na Califórnia

Los Angeles, Estados Unidos, 25 mai 2026 (Lusa) — As autoridades norte-americanas anunciaram hoje que foi eliminada a ameaça de explosão de um tanque com produtos químicos a sul de Los Angeles, embora cerca de 50 mil habitantes continuem impedidos de regressar a casa.

A ameaça de explosão “foi eliminada”, declarou o chefe dos bombeiros locais, TJ McGovern, numa mensagem vídeo divulgada pelas autoridades.

Desde sexta-feira que um tanque contendo cerca de 26 mil litros de metacrilato de metilo — um líquido inflamável utilizado na produção de plásticos — representava risco de explosão ou fuga tóxica em Garden Grove, no condado de Orange, na Califórnia.

O incidente levou à retirada de dezenas de milhares de residentes e à abertura de abrigos temporários, mantendo-se ainda em vigor ordens de evacuação.

“Por favor, respeitem as zonas de evacuação”, apelou TJ McGovern.

Mais tarde, os bombeiros esclareceram, através da rede social X, que “a ameaça à segurança pública persiste”.

Após uma inspeção realizada durante a noite, as equipas confirmaram a existência de uma fissura no tanque e uma diminuição da pressão interna.

“Além disso, a temperatura estabilizou e está, na verdade, a diminuir”, afirmou Craig Covey, acrescentando que a temperatura desceu de cerca de 38 para 34 graus Celsius.

“Esta é uma notícia extremamente positiva. Este acidente está a tomar um rumo diferente”, esclareceu Covey.

As autoridades informaram não existirem, até ao momento, feridos relacionados com o incidente, cuja causa permanece desconhecida.

O administrador da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, Lee Zeldin, afirmou no domingo que “o cenário mais provável é uma fuga de pequeno volume que as autoridades locais poderão monitorizar, neutralizar e conter”.

Durante o fim de semana, equipas de emergência instalaram barreiras de contenção para impedir que a substância contaminasse cursos de água e o oceano, localizado a poucos quilómetros da área afetada.

O metacrilato de metilo pode causar irritação da pele, olhos e mucosas, além de provocar problemas respiratórios e neurológicos em caso de exposição aguda ou prolongada.

A empresa britânica GKN Aerospace, proprietária do tanque, afirmou no domingo estar a “trabalhar incansavelmente para limitar o risco de fuga” e apresentou desculpas públicas pelo incidente.

 

RJP // JH

Lusa/Fim