
Vila Real de Santo António, Faro, 04 jul 2019 (Lusa) — A PolÃcia MarÃtima de Vila Real de Santo António apreendeu na segunda-feira 3.200 quilogramas de sardinhas que tinham sido capturados durante o fim de semana, perÃodo no qual a captura desta espécie está proibida, anunciou hoje a Autoridade MarÃtima.
A apreensão foi feita “em flagrante”, durante uma operação planeada pelo Comando Local da PolÃcia MarÃtima de Vila Real de Santo António (distrito de Faro) para “controlo da pesca do segmento do cerco nas águas jurisdicionais” junto à localidade fronteiriça algarvia, referiu a fonte num comunicado.
A operação decorreu entre as 04:00 e as 11:00, contou com quatro elementos da PolÃcia MarÃtima e um da capitania do porto local.
Foi abordada, “em flagrante, uma embarcação no exercÃcio de atividade de faina de pesca com arte de cerco, dirigida aos pequenos pelágios — concretamente à espécie ‘sardinha’, em perÃodo proibido”, contextualizou a Autoridade MarÃtima Nacional.
“No decorrer da fiscalização da atividade, foi constatado que a tripulação da embarcação tinha exercido a faina, capturado e acondicionada a bordo cerca de 3.200 quilogramas de sardinha, durante o fim de semana, perÃodo em que está proibida a captura desta espécie”, acrescentou a mesma fonte.
MHC // ROC
Lusa/fim



