Autarquia de Vaughan propõe mudar nome da America Avenue para Terry Fox Avenue

Foto: PrintScreen Google Maps

As ameaças e ordens tarifárias e os comentários de anexação do Canadá aos Estados Unidos da América (EUA) de Donald Trump desencadearam um aumento do orgulho canadiano em todo o país. Cidadãos, empresas e até os gabinetes governamentais têm adotado diferentes ações de afirmação nacionalista e afastamento do país vizinho.

Entre incentivo ao consumo de produtos canadianos, retirada de produtos americanos das prateleiras dos mercados, principalmente bebidas alcoólicas, e até mesmo retirada da bandeira americana de alguns espaços urbanos, surgiu o debate de mudar o nome de uma rua.

A Câmara Municipal de Vaughan juntou-se às manifestações de patriotismo canadiano e propôs mudar o nome da America Avenue entre Jane Street e John Deisman Boulevard – para Terry Fox Avenue.

Renomear a estrada com o nome de Terry Fox, segundo a autarquia, é também uma forma de homenagear um “herói canadiano icónico”.

A autarquia justifica que tomou a decisão “para celebrar a identidade canadiana”, enquanto trabalham na adoção de medidas de proteção da economia local.

O presidente da Câmara Municipal de Vaughan, Steven Del Duca, apresentou a ideia na reunião do conselho de 25 de fevereiro com apelo à participação dos moradores numa pesquisa online.

A consulta pública pela internet decorre até 24 de abril e destina-se a todos os residentes de Vaughan, em particular os que vivem na America Avenue.