
Oslo, 03 fev 2026 (Lusa) – O médio Fredrik Aursnes, do Benfica, recolocou-se à disposição da Noruega a quase quatro meses da fase final do Mundial2026, dois anos depois de ter renunciado à seleção, anunciou hoje a Associação Norueguesa de Futebol (NFF).
“Fredrik Aursnes colocou-se novamente à disposição para os jogos da seleção nacional. Estamos muito felizes por recebê-lo de volta com a bandeira ao peito”, informou o organismo, numa nota publicada nas redes sociais.
Aursnes, de 30 anos, tinha anunciado a retirada da Noruega em março de 2024, quando optou por “estabelecer outras prioridades” além do futebol, devido à “carga de trabalho demasiado grande” entre clube e seleção.
Em declarações à estação televisiva TV 2, o selecionador Stale Solbakken afirmou que o jogador do Benfica se mostrou disponível em janeiro para voltar a alinhar pela Noruega, capitaneada pelo médio Martin Odegaard e com o avançado Erling Haaland, recordista de golos pelo seu país, com 55.
“Liguei-lhe para saber como estava e foi a primeira vez em que percebi que ele estava a pensar voltar. Depois, soube que tentou perceber as opções junto da equipa e que refletiu sobre o assunto nas últimas semanas”, partilhou, convicto de que Aursnes, capaz de “atuar em todas as posições” do meio-campo, “não vai ocupar o lugar de ninguém” caso seja convocado.
Vinculado há três temporadas e meia ao Benfica, pelo qual conquistou um campeonato, uma Taça da Liga e duas Supertaças Cândido de Oliveira, o médio soma 20 internacionalizações e um golo pela seleção do seu país.
Aursnes representou a Noruega pela última vez em novembro de 2023, no fecho do apuramento para o Euro2024, que os escandinavos falharam, tendo, depois, ficado ausente das opções de Stale Solbakken na Liga B da Liga das Nações em 2024/25 e na qualificação para o Mundial2026.
De regresso às fases finais da principal prova internacional de seleções 28 anos depois, a Noruega está integrada no Grupo I, a par da vice-campeã mundial França, do recém-campeão africano Senegal e do vencedor do segundo caminho do play-off intercontinental, que será definido em março.
A 23.ª edição do Campeonato do Mundo realiza-se entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, contando pela primeira vez com 48 seleções, incluindo Portugal, numa inédita organização tripartida de Estados Unidos, México e Canadá.
Antes do Mundial, a Noruega defrontará os Países Baixos, em Amesterdão, e a Suíça, em Oslo, em jogos particulares previstos para 27 e 31 de março, respetivamente, que podem assinalar o regresso de Aursnes aos nórdicos.
RTF // VR
Lusa/Fim
