
Pequim, 31 jul 2020 (Lusa) – A atividade manufatureira da China voltou a crescer em julho, prolongando a tendência crescente pelo quinto mês consecutivo, depois da forte queda causada pelas medidas adotadas para travar a pandemia da covid-19.
O Ãndice mensal dos gestores de compras divulgado pelo Gabinete Nacional de EstatÃsticas da China subiu para 51,1 pontos, depois de se ter fixado nos 50,9 pontos, em junho.
Uma leitura acima dos 50 pontos indica crescimento da atividade do setor, enquanto uma leitura abaixo indica contração.
A economia da China contraiu 6,8%, no primeiro trimestre de 2020, devido à epidemia da covid-19, que levou ao encerramento de fábricas e estabelecimentos comerciais e restrições na movimentação de centenas de milhões de pessoas.
Os dados divulgados pelo GNE revelam uma recuperação, uma vez que o indicador expandiu pelo quinto mês consecutivo, após a queda de fevereiro, quando o PMI contraiu 35,7 pontos.
O paÃs onde a pandemia do novo coronavÃrus começou, em dezembro, foi também o primeiro a repor a normalidade, a partir de março, depois de o Partido Comunista Chinês ter declarado vitória sobre a doença.
A indústria e outras atividades estão a regressar aos nÃveis anteriores à pandemia, mas a procura externa, no entanto, permanece moderada, à medida que a pandemia do novo coronavÃrus atingiu os mercados de exportação da China.
Os consumidores chineses, que perderam rendimentos, estão também relutantes em realizar grandes compras.
Três dos cinco subÃndices que compõem o PMI fixaram-se acima dos 50 pontos: o Ãndice de produção, com 54 pontos, o de novos pedidos, com 51,7, e o do tempo de entrega necessários pelos fornecedores, com 50,4.
No entanto, o subÃndice de emprego, apesar de somar 0,2 pontos, permaneceu nos 49,3 pontos, e o de fornecimento de matérias-primas registou 47,9 pontos.
Nos negócios não relacionados com o setor manufatureiro, o Ãndice fixou-se nos 54,2 pontos, após ascender aos 54,4 pontos, em junho passado.
O setor dos serviços, que representa mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) do paÃs, atingiu os 53,1 pontos, em julho, depois de se ter fixado nos 53,4 pontos, em junho.
Quanto ao Ãndice de expetativa da atividade económica, que mede a confiança das empresas não manufatureiras no desenvolvimento do mercado, cresceu 1,9 ponto, para 62,2.
O Ãndice abrangente de produção do PMI, que combina as indústrias manufatureira e não manufatureira, fixou-se nos 54,1 pontos, em julho, depois de ter ascendido aos 54,2 pontos em junho.
O estatÃstico Zhao Qinghe disse em comunicado que “os planos de prevenção e desenvolvimento entraram em vigor e as operações continuaram a melhorar”.
Zhao também destacou a recuperação da atividade produtiva e o aumento progressivo da procura e das expectativas futuras.
JPI // JMC
Lusa/Fim



