Atividade física pode ser solução para prevenir cancro

Foto: Pexels

A Sociedade Canadiana de Cancro sensibiliza para a prática de exercício físico como forma de prevenir o cancro.

A entidade afirma que a prática regular de atividade física ao longo da vida protege contra o cancro colorretal, da bexiga, do esôfago, do rim e do estômago. Além disso, ser ativo pode reduzir o risco de cancro da mama, do pulmão e do útero.

Pelo menos 30 minutos diários de atividade física moderada que acelere os batimentos cardíacos podem fazer a diferença.

A British Columbia Cancer Foundation também alerta para esta prática preventiva. A fundação deixa ainda algumas sugestões.

As autoridades de saúde recomendam que passe menos tempo do seu dia sentado, definindo o tempo que necessita para trabalhar ou descansar e tirando entre 30 a 60 minutos para a prática de exercício físico. 

No entanto, é importante começar devagar para criar os seus hábitos saudáveis. Por exemplo, enquanto estiver a trabalhar, se for o caso de estar sentado, ou a assistir televisão, levante-se e caminhe nem que seja só por cinco minutos. Pode também optar por estacionar o carro mais distante do seu destino ou descer numa paragem de autocarro anterior à desejada e caminhar um pouco.

É importante ainda definir e reservar o seu horário de treino semanal e comprometer-se a cumprir o seu horário.

Importante ainda é ter em conta que o exercício pode ser divertido, optando por atividades com as quais se identifique ou até mesmo por atividades em grupo.