Aprovado código de honra para elementos das forças de defesa de Timor-Leste

Díli, 04 jun 2025 (Lusa) — O Governo de Timor-Leste aprovou hoje, em reunião do Conselho de Ministros, um código de honra para os elementos das Falintil – Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).

“A adoção deste código tem como objetivo afirmar os princípios éticos, os valores morais e a conduta exemplar que devem orientar todos os militares das F-FDTL”, explica-se no comunicado do Conselho de Ministros.

O código, segundo o comunicado, vai contribuir para o “fortalecimento da cultura organizacional e da identidade institucional das Forças Armadas”.

Segundo o Governo timorense, aquele regulamento é um “instrumento fundamental para consolidar uma cultura militar democrática, baseada na legalidade, na disciplina, no profissionalismo e no serviço à Nação”.

“O código de honra aplica-se a todos os militares das F-FDTL e reforça o compromisso com a Constituição, a legalidade, o respeito pelos direitos dos cidadãos e o rigoroso apartidarismo das Forças Armadas”, salienta o executivo timorense.

Com aquele regulamento, o Governo pretende prevenir “comportamento inadequados” e promover uma imagem pública de integridade, bem como valorizar a missão das forças de defesa ao serviço da população timorense.

MSE // VM

Lusa/Fim