
A 14 de setembro, o primeiro-ministro Mark Carney lançou uma nova agência federal para construção de habitação acessível a larga escala: a Build Canada Homes.
O objetivo da nova agência é ajudar a combater a escassez de habitação através da construção de moradias de transição e apoio, em colaboração com províncias, territórios, municípios e comunidades indígenas.
Para liderar este projeto ambicioso, Mark Carney nomeou a luso-canadiana Ana Bailão como diretora executiva. O primeiro-ministro destaca a experiência de Ana Bailão na promoção da habitação acessível, recordando o seu percurso como vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto (2017-2022), presidente da Comissão de Planeamento e Habitação e membro do conselho da Toronto Community Housing.
Ana Bailão diz que este projeto de habitação acessível não é apenas uma missão política, mas também pessoal, à luz da experiência adquirida ao longo do seu percurso profissional. Sublinha ainda que se trata de um projeto transformador para a vida de muitos canadianos.
O anúncio foi feito antes da reabertura dos trabalhos parlamentares, após a pausa de verão.