
Durante o período das festas, as sobras de comida podem ser uma dor de cabeça. Afinal, durante quanto tempo é seguro guardá-las?
Especialistas canadianos recomendam consumir as sobras até cinco dias após a preparação. Deixar alimentos fora do frigorífico durante mais de duas horas aumenta o risco de intoxicação alimentar. Um em cada oito canadianos sofre anualmente com doenças provocadas por alimentos contaminados.
Evite guardar comida quente diretamente no frigorífico. Espere que arrefeça ligeiramente para não elevar a temperatura interna do aparelho. Use recipientes rasos para acelerar o arrefecimento.
Cuidado com alimentos como arroz e massas. Guardá-los à temperatura ambiente pode favorecer o crescimento de bactérias perigosas, como o Bacillus cereus, que pode causar vómitos e, em casos raros, complicações graves.
No caso de queijo duro com bolor, deve cortar cerca de 2,5 cm das respetivas bordas. Queijos moles, como requeijão, devem ser descartados.
Por fim, ao reaquecer sobras, certifique-se de que atingem os 74 °C. A segurança alimentar é essencial para celebrar sem preocupações.
