Beja, 29 abr (Lusa) – O Alentejo tem “grandes oportunidades” de atrair investimento com projectos de desenvolvimento científico nas áreas da alimentação e da água, explorando nomeadamente a relação clima e agricultura, defendeu hoje o comissário europeu Carlos Moedas.
“Tudo o que tem a ver com área da alimentação e água temos grandes oportunidades no Alentejo. E é uma das linhas que temos de desenvolvimento científico, o efeito do clima na agricultura e da agricultura no clima, podendo a agricultura servir de técnica de absorção de dióxido de carbono”, disse Carlos Moedas no final de dois dias de visitas a polos de investigação, ciência e inovação a que chamou “Roteiro da Ciência”.
Natural de Beja, onde hoje percorreu a feira de agricultura Ovibeja e encontrou amigos e conhecidos, o comissário português lembrou depois aos jornalistas que a região atraiu 29 projetos do programa Horizonte 2020 (com um total de apoios para projetos de investigação e inovação de cerca de 80 mil milhões de euros), num total de sete milhões de euros. “Uma grande vitória para o Alentejo e para os alentejanos”, disse.