AIEA descobre “toneladas de materiais nucleares” na Síria após alertada por Damasco

Damasco, 18 ago 2026 (Lusa) — A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) anunciou hoje ter encontrado “algumas toneladas de materiais nucleares” na Síria, num local até agora não declarado, depois de alertada por Damasco para este “legado” do regime anterior.

“Após a vossa corajosa decisão de nos informar da existência de outro local, de outra instalação onde tinham sido armazenados materiais nucleares, conseguimos aceder a esse local. […] Estamos a falar de algumas toneladas de materiais nucleares suscetíveis de serem utilizados indevidamente”, declarou Rafael Grossi, durante uma conferência de imprensa conjunta com o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, em Damasco.

Por seu lado, o chefe da diplomacia síria, Asaad al-Shibani, explicou que o governo de Damasco enviou, a 17 de julho, uma carta oficial à AIEA a “declarar voluntariamente a presença de materiais nucleares num local não declarado, que faz parte do legado deixado pelo antigo regime” liderado por Bashar al-Assad.

O ministro indicou que uma equipa da AIEA “concluiu a visita ao local esta manhã e recolheu as amostras necessárias”.

Após uma sangrenta guerra civil que se prolongou por 14 anos, o regime de Bashar al-Assad foi derrubado em dezembro de 2024, tendo o ex-presidente fugido com a família para Moscovo durante a tomada de Damasco por uma coligação chefiada por Ahmad al-Sharaa, líder do grupo islamista sírio Organização de Libertação do Levante.

ACC // EJ

Lusa/Fim