
O governo de Ontário iniciou inspeções presenciais em oito escolas privadas de formação profissional para procurar provas de possíveis irregularidades ou fraude no acesso ao programa de apoio financeiro a estudantes, conhecido como OSAP.
Segundo o governo provincial, os investigadores recolheram informações e entrevistaram pessoas nas instituições. As inspeções poderão ser alargadas a outras escolas e a todo o setor.
A investigação surge na sequência de uma auditoria externa que identificou possíveis problemas no funcionamento do programa. Entre as preocupações estão escolas com proprietários em comum com empresas de imigração e recrutamento, dificuldades em confirmar a identidade dos estudantes e a sua matrícula nos cursos, além de um número elevado de candidaturas provenientes das mesmas zonas geográficas. As conclusões da auditoria foram encaminhadas para a Polícia Provincial de Ontário, a OPP.
No início de outubro, o governo suspendeu o acesso ao OSAP para estudantes das 242 escolas privadas de formação profissional da província. A medida gerou críticas de responsáveis pelas instituições, que consideram estar a ser penalizados sem provas de irregularidades.
Algumas escolas alertam para dificuldades financeiras e para a possibilidade de encerramento. A Trinity College suspendeu as aulas presenciais para procurar soluções financeiras após a interrupção dos apoios.
O ministro das Faculdades e Universidades, Nolan Quinn, afirma que o governo está a preparar um sistema de validação mais rigoroso, previsto para entrar em vigor no novo ano. Até à sua implementação, os apoios não serão retomados para as instituições privadas de ensino pós-secundário.
O plano inclui limites ao número de estudantes abrangidos pelo financiamento, a exclusão de cursos exclusivamente online e controlos mais rigorosos da identidade e da matrícula dos alunos. O governo está também a trabalhar com instituições financeiras para disponibilizar empréstimos temporários aos estudantes afetados, de forma a ajudá-los a pagar os estudos.



