Morreu Maricarmen, a mulher de 87 anos despejada em Madrid que impulsionou protestos

Madrid, 07 out 2026 (Lusa) — Maricarmen Abascal, a mulher de 87 anos despejada a 23 de setembro em Madrid e que impulsionou os protestos em curso pelo direito à habitação em Espanha, morreu hoje, após 15 dias hospitalizada, indicou o Sindicato de Inquilinos.

A luta de Maricarmen junto do Sindicato de Inquilinos, para não ser despejada do apartamento arrendado onde residiu 71 anos, no bairro madrileno de Retiro, intensificou protestos pelo direito à habitação que resultaram no acampamento de uma multidão na Porta do Sol, na capital espanhola, e levaram o Governo a aprovar dois decretos que o Congresso depois chumbou.

“Lamentamos informar que Maricarmen faleceu hoje”, declarou o Sindicato dos Inquilinos num comunicado, lastimando que, “embora tenha sido alcançado um acordo histórico que lhe permitiria regressar a sua casa, essa solução tenha chegado demasiado tarde – uma situação absolutamente evitável após um processo penoso”.

ANC // SCA

Lusa/Fim