
Seul, 22 set 2026 (Lusa) — O lÃder da Coreia do Norte Kim Jong-un acompanhou o teste de uma arma de “novo tipo”, disse hoje a imprensa oficial de Pyongyang, sem adiantar mais pormenores.
No domingo, a Coreia do Sul e o Japão tinham dado conta do lançamento, pelo Norte, de dois mÃsseis balÃsticos de curto alcance, com um intervalo de poucas horas, em direção ao mar do Japão.
Seul denunciou um “ato grave” e Tóquio enviou um “protesto veemente” a Pyongyang.
Segundo a agência de notÃcias oficial norte-coreana KCNA, a autoridade responsável pelo programa de mÃsseis “testou com sucesso um novo tipo de arma” no domingo, na presença de Kim Jong Un.
Pyongyang não forneceu informações mais precisas sobre as caracterÃsticas do armamento.
Kim saudou o disparo, descrevendo-o como “sem dúvida uma demonstração impressionante de uma tecnologia de defesa ultramoderna e representou um progresso claro na modernização das suas forças armadas”, segundo a KCNA.
Nas fotos divulgadas pela agência, o lÃder norte-coreano surge acompanhado pela filha adolescente, Kim Ju-ae, considerada pela inteligência sul-coreana uma potencial sucessora na liderança do regime.
Uma das imagens mostra ambos a observar um ecrã com a inscrição do mÃssil “Hwasong-11”, o que sugeriria que este tipo de mÃssil balÃstico hipersónico poderia ter sido testado.
O ecrã indicava também um alcance de 908,2 quilómetros. No entanto, especialistas citados pela agência de notÃcias sul-coreana Yonhap levantaram a possibilidade de Pyongyang ter alterado o número para apresentar o teste como bem-sucedido.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que o primeiro mÃssil percorreu aproximadamente 450 quilómetros e o segundo, mais de 600 quilómetros.
O gabinete presidencial sul-coreano instou a Coreia do Norte a suspender imediatamente os lançamentos de mÃsseis balÃsticos, proibidos por resoluções do Conselho de Segurança da ONU, e acrescentou que Seul realizou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional para discutir a situação.
Na semana anterior, a Coreia do Norte já tinha disparado mÃsseis balÃsticos em direção ao mar do Japão, no âmbito de um “exercÃcio de ataque com poder de fogo”, informou a agência de notÃcias.
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-1953 terminou com um armistÃcio, e não com um tratado de paz.
O estatuto de potência nuclear da Coreia do Norte — que realizou o seu primeiro teste nuclear em 2006 e, desde então, desenvolveu uma vasta gama de mÃsseis balÃsticos — está consagrado na sua Constituição desde 2023.
No sábado, Pyongyang rejeitou uma resolução da Agência Internacional de Energia Atómica que condenava o desenvolvimento do seu programa nuclear.
Â
VQ (JSD) // VQ
Lusa/Fim



