
Washington, 12 set 2026 (Lusa) – Donald Trump afirmou esta sexta-feira que “concretizará” a promessa de conceder um dividendo de 5.000 dólares (4.300 euros) a cada cidadão adulto do paÃs caso os republicanos vençam as eleições intercalares de 03 de novembro.
O Presidente dos Estados Unidos criticou ainda o Partido Democrata por tentar desmenti-lo.
“O ‘dividendo Trump’ de 5.000 dólares (…) está a ser criticado pelos democratas (…). Quando digo algo, é a sério! O dividendo de 5.000 dólares vai tornar-se realidade porque o povo do nosso paÃs merece-o”, garantiu o Presidente norte-americano numa publicação na rede social que lhe pertence, Truth Social.
O Partido Democrata “espera que isso nunca venha a acontecer”, começou por ironizar, mas a proposta “tornar-se-á realidade”, reiterou o inquilino da Casa Branca, recordando o exemplo do que aconteceu em dezembro, em que a Administração norte-americana entregou cheques de 1.776 dólares (1.530 euros) aos membros das Forças Armadas norte-americanas.
“O presente de 1.776 dólares que entreguei no ano passado à s nossas Forças Armadas, que parecia um projeto condenado ao fracasso: toda a gente dizia que não era possÃvel, mas foi feito; os nossos patriotas militares receberam o dinheiro e ficaram encantados”, afirmou Trump.
O Presidente justificou ainda a capacidade da Administração para assumir este pagamento com base no “enorme sucesso económico” que, segundo afirmou, o seu governo alcançou, bem como na “enorme solidez e prosperidade económica” dos Estados Unidos.
A dÃvida pública norte-americana ultrapassou em agosto os 40 biliões de dólares (34,4 biliões de euros), um recorde que fez subir os custos do endividamento.
Cerca de 230 milhões de norte-americanos são chamados à s urnas no próximo dia 03 de novembro para as chamadas “midterm”, as eleições intercalares, nas irão eleger os 435 membros da Câmara dos Representantes e um terço dos membros do Senado.
Nestas eleições, serão ainda preenchidos três lugares vagos na Câmara Alta e serão também eleitos 36 governadores e dezenas de cargos executivos a nÃvel estadual e local.
APL // APL
Lusa/Fim



