
Loulé, Faro, 06 set 2026 (Lusa) — As autoridades policiais detiveram um homem por contrabando de circulação e apreenderam 4.300 litros de combustÃvel que transportava numa viatura de mercadorias, durante uma operação de fiscalização rodoviária realizada no concelho de Loulé, anunciou hoje a GNR.
A detenção foi realizada no sábado, depois de militares da GNR terem abordado o veÃculo onde o homem, com 32 anos, transportava 172 jerricãs de combustÃvel, com capacidade para transportar 25 litros cada, precisou a corporação policial num comunicado.
Ao ser abordado pelos elementos policiais, o homem tentou fugir a pé, “sendo intercetado momentos depois pelos militares”, que procederam à sua detenção, destacou a força de segurança.
No interior da viatura ligeira de mercadorias, os militares encontraram os 172 jerricãs contendo combustÃvel e com capacidade para transportar um total de 4.300 litros, acrescentou.
“No decorrer das diligências, foi ainda possÃvel apurar que sobre a viatura incidia uma indicação para apreensão no âmbito do Sistema de Informação Schengen, tendo a mesma sido apreendida”, referiu ainda a GNR.
As autoridades policiais têm intercetado, nos últimos meses, na costa sul de Portugal, dezenas de transportes marÃtimos e rodoviários de combustÃvel, alegadamente destinados a serem utilizados por embarcações de alta de velocidade que fazem transporte de droga de alto mar até à costa portuguesa.
Nas últimas semanas, as autoridades apreenderam várias toneladas de droga na costa algarvia e nas margens do rio Guadiana, áreas que têm sido cada vez mais procuradas por organizações de tráfico de estupefacientes para a entrada de droga na Europa.
Para procurar travar a atividade criminosa, as forças policiais e militares portuguesas têm intensificado a vigilância ao longo da costa algarvia e da costa vicentina, com especial atenção para o transporte ilegal de combustÃvel que pode depois ser utilizado por embarcações que fazem o transporte da droga para terra.
MHC // JNM
Lusa/fim



