Canadá e EUA correm contra o relógio por um acordo

Foto: Envato

Canadá e Estados Unidos estão a tentar fechar um novo acordo comercial antes da meia-noite desta sexta-feira, 21 de agosto, prazo que poderá trazer tarifas de até 50 por cento sobre milhares de milhões de dólares em produtos canadianos.

O ministro canadiano do Comércio, Dominic LeBlanc, e a negociadora-chefe do Canadá, Janice Charette, reuniram-se em Washington com o representante comercial norte-americano, Jamieson Greer.

As negociações decorrem depois de o Presidente Donald Trump ter adiado, por três dias, a entrada em vigor das novas tarifas, alegando que estava a ser preparado um acordo entre os dois países.

Na quinta-feira, 20 de agosto, depois de cerca de três horas de reuniões, LeBlanc afirmou que os dois lados estavam muito próximos de um entendimento e que continuavam a fazer progressos.

Segundo fontes próximas das negociações, os Estados Unidos poderão reduzir as tarifas sobre o aço e o alumínio de 50 para 25 por cento. No setor automóvel, a taxa poderá passar de 25 para 15 por cento. Também está em discussão um possível alívio das tarifas sobre a madeira canadiana.

Outro dos pontos em cima da mesa é a venda de bebidas alcoólicas norte-americanas no Canadá. O primeiro-ministro Mark Carney pediu aos premiers provinciais que voltem a colocar esses produtos nas prateleiras das lojas de bebidas, numa tentativa de facilitar as negociações.

Mas nem todos estão convencidos. O premier de Manitoba, Wab Kinew, mostrou-se cético e alertou para a possibilidade de os Estados Unidos voltarem a impor tarifas no futuro.

O líder conservador Pierre Poilievre considera inaceitável a manutenção de tarifas sobre o aço, o alumínio, os automóveis e a madeira num novo acordo comercial. Diz que novas tarifas poderão provocar a desindustrialização da economia canadiana e levar empregos para os Estados Unidos.

Já os premiers de Nova Scotia e Saskatchewan mostraram-se disponíveis para colaborar, caso seja alcançado um acordo final.

As negociações continuam esta sexta-feira, sob pressão do relógio. O objetivo de Ottawa é chegar a um entendimento com Washington antes da meia-noite e reduzir o impacto das tarifas sobre a economia canadiana.