
Gaza, 12 jul 2026 (Lusa) – O Ministério da Saúde de Gaza alertou hoje para a ameaça de “paralisia total” do serviço de ambulâncias do território palestiniano, com 70 % dos veÃculos de emergência parados.
Num comunicado, o Ministério da Saúde atribui este problema à falta de pneus, baterias, peças sobressalentes e combustÃvel para os veÃculos, materiais que têm de entrar através dos pontos de acesso a Gaza controlados por Israel, o que conduz a uma “catástrofe humanitária”, que impede os habitantes de Gaza de terem acesso seguro aos centros de saúde.
Das 82 ambulâncias do ministério, 39 estão completamente fora de serviço, enquanto 17 necessitam de manutenção urgente, indica o comunicado publicado na sequência de uma conferência de imprensa realizada em Gaza por responsáveis do Ministério da Saúde.
As que ainda funcionam têm de assegurar cinco mil transportes semanais.
Além disso, o Ministério da Saúde denuncia a proibição da entrada de peças sobressalentes em Gaza e afirma que não dispõe da gasolina necessária para operar as ambulâncias.
Por isso, apela a uma “ação imediata” para garantir o fornecimento destes materiais, bem como de novos veÃculos que lhe permitam continuar a operar normalmente em Gaza, território devastado após quase três anos de ofensiva israelita.
PJA // JMR
Lusa/Fim



