Recuperação da procura de petróleo está em curso com aumento do tráfego em Ormuz – AIE

Paris, 10 jul 2026 (Lusa) – A Agência Internacional da Energia (AIE) prevê uma queda da procura mundial de petróleo menos acentuada em 2026, assinalando que a recuperação está em curso com um aumento do tráfego pelo estreito de Ormuz em junho, após o cessar-fogo.

No relatório mensal sobre o mercado petrolífero divulgado hoje, a AIE apontou para uma redução da procura de um milhão de barris por dia em 2026, abaixo da estimativa de 1,1 milhões apresentada em meados de junho.

Desta forma, a organização observou que a oferta mundial “recuperou” graças à retoma parcial do tráfego no estreito de Ormuz, mas a produção continua muito abaixo dos níveis anteriores à guerra no Médio Oriente.

Além disso, a AIE salientou que a nova escalada de hostilidades, com ataques por parte dos Estados Unidos e do Irão, põe em causa estas perspetivas e poderá alterar a trajetória prevista para o mercado petrolífero.

“O recomeço dos confrontos armados no Golfo Pérsico esta semana põe em evidência os riscos de não se chegar a um acordo de paz duradouro, algo indispensável para a normalização dos mercados petrolíferos”, sublinhou a organização que reúne os principais países consumidores de energia do mundo desenvolvido.

Às 8h30 (7h30 GMT), o preço do barril de Brent para entrega em setembro caía 0,85% para 75,65 dólares (cerca de 66,17 euros), embora durante a madrugada tenha mantido uma tendência de alta que o colocou nos 76,85 dólares.

 

PYR // MSF

Lusa/Fim