
Lisboa, 23 jun 2026 (Lusa) — José Sócrates pediu ao tribunal para retomar as suas declarações como arguido em setembro num requerimento enviado à juÃza presidente do julgamento do processo Operação Marquês, foi hoje divulgado.
No requerimento com data de segunda-feira visto pela agência Lusa, o ex-primeiro-ministro diz vir “em defesa da sua defesa”, adiantando que o que se tem passado em relação ao que designa de “carrossel de advogados” “não é uma sucessão de incidentes processuais isolados”, mas sim “um processo contÃnuo de compressão” das suas “garantias de defesa”, cuja responsabilidade atribui “exclusivamente à s decisões do Tribunal”.
Sócrates, que não tem estado presente nos últimos meses nas sessões do julgamento no qual é o principal arguido, termina o requerimento pedindo ao tribunal que “agende novas declarações de arguido como, aliás, ficou assente quando” fez “a última sessão de declarações”, em setembro do ano passado.
PAL // FPA
Lusa/fim



